sexta-feira, 17 de outubro de 2008

OS SETE EIXO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ACORDO COM A PROPOSTA CURRICULAR NACIONAL

De acordo com o Referência Curricular Nacional, com base em âmbitos e eixos de trabalho. O âmbito compreende o campo de ação que nos dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo, permitindo a organização pedagógica. Compreende_se que a Proposta Curricular de Educação Infantil contemple em sete eixos sistematizados:

1. Movimento : De acordo com RCN, o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças desde que nascem,movimenta-se, elas expressam-se e apropriam-se do controle e da interação do seu próprio corpo com o mundo. Ao movimentar elas expressam sentimentos, emoções e pensamento, utilizando-se de gestos e expressões corporais.
2. Música: É uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização do relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
Gestos e o movimento estão intimamente ligados ao trabalho musical. Este neste é enfático o respeito pelo nível perceptível e desenvolvimental da criança, bem como as diferenças socioculturais.

3. Artes Visuais: São linguagens que estão presentes no cotidiano da vida infantil.
As atividades em Artes Visuais indicam às crianças as possibilidades de transformação , reutilização, construção e criação.
“No entanto ao rabiscar, desenhar, pintar, colar, e outras. A criança pode utilizar delas pra expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos , pensamentos e realidade”.
4. Linguagem oral e escrita: Ao se desenvolver, a criança procura expressar-se de forma cada vez mais coerente. Sua frases, mais elaboradas, refletem o nível de organização que ela vem conquistando. Por isso, quando favorecemos o desenvolvimento da linguagem oral, estamos possibilitando à criança ampliar seu universo de observação, de relação e a própria expressão falada.
5.Natureza e sociedade: Neste eixo de trabalho, ocorre a interação da criança com meio natural e social, respeitando as diferenças, especificação do mundo natural, para que associação crianças possam estabelecer, progressivamente,a diferença entre as explicações do senso comum e do conhecimento científico.
6.Matemática: De acordo com a Referência curricular Nacional, o ensino de matemática na Educação Infantil vem sustentado pela idéia de que as crianças aprendem matemática por meio de repetição , memorização e de uma seqüência linear dos conteúdos.
7. Identidade e Autonomia: Esta relacionada aos processos de socialização da Criança. As instituições de educação Infantil devem oferecer um ambiente favorável para que desenvolva este eixo, pois a criança terá a oportunidade de se relacionar com outras crianças de diferentes origens socioculturais, religiões, etnias, costumes e valores. A identidade da criança é construída, de forma gradativa, por meio das interações sociais que ela vai desenvolvendo. Já a autonomia é entendida como a capacidade que se tem para tomar decisões, levando em conta os valores, as regras e a aceitação do outro.

De acordo com estes deve ser elaborado os conteúdos programado para trabalhar em sala de aula dentro de cada seguimento dado planejado de acordo com cada faixa etária.

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